-
Arquitetos: Claro arquitectos; Claro Arquitectos / Samuel Claro
- Ano: 2009
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era criar uma sala de degustação com uma infraestrutura capaz de revelar aos visitantes a geografia e as características dos vinhedos do Fundo San Rafael em Talca.
Este novo espaço teve de descobrir os segredos desta terra e sua natureza. Um espaço de retiro contemplativo escolhido para a degustação de vinhos desligado das tarefas próprias das vinícolas.
O local foi definido na maior de três lagoas existentes em um campo que já possui mais de 1.500 hectares de vegetação nativa e com vista para o vulcão Descabezado, os vinhedos e uma paisagem exuberante.
Para preservar a sua natureza intocada e ampliar o contato com a lagoa, foi decidido que o sala flutuaria nela, assim como terraços, colocando o bloco de serviços sobre a terra como naves de acesso na forma de uma cruz rodeada pela água. A estrutura de vigas de aço que compõem a nave principal recebendo a Sala de Degustação em uma área suspensa de 15,5 metros. Este tensores da estrutura metálica recebem as vidraças que se encaixam perfeitamente aos visitantes e à natureza do lugar. Para os forros e terraços foram usados peças de carvalho de demolição serrado e natural.
O paisagismo e recuperação da borda da lagoa submerge lentamente às instalações em terra, deixando que as salas e seus terraços e áreas de terraço emerjam livremente sobre a água e a paisagem